sábado, 3 de novembro de 2007

AUDITIVO!!! - JENS LEKMANN



"Um sueco com seu instrumento exótico ou um sueco exótico com seu instrumento”

A primeira curiosidade deste mais novo personagem da música é que ele se apresenta com um UKELELE; também conhecida como guitarra havaiana;sim ele ,o cantor,compositor e guitarrista sueco vem se destacando no uso do tal instrumento,aqui por terras brasilis vemos ultimamente na mão de MM(Marisa Monte)!!!Mais não é a única,seu som me lembra muito MOTOWN,ANOS 60, e descobri que o primeiro disco que comprou foi do MICHEL JACKSON.
Jens tem uma voz suavemente emotiva como seu olhar,que transmite toda a paixão que exala de seu ser. Sim, ele é um eterno apaixonado,e se auto-intitula um bobo, porque nestes tempos voláteis, amar é bobeira, mas ele não liga e se joga, ou melhor põe pra fora em formas de belas canções como as do seu último álbum “Night Falls Over Kortedala” lançado em 5 de setembro na Escandinávia e um mês após no resto da Europa e nos Estados Unidos. Com samples oportunos , mas não oportunista, ele nos leva a viajar com ele por seus sentimentos, amores perdidos, pelo entardecer , pela eternidade com seu timbre muito personal , que lembra em muitos momentos David Byrne. O disco é um bálsamo para que está perdidos nestes pseudos-emos, o onipresente funk carioca, e tum-tum-tá eletro , é feito com coração,com os pulsos abertos e totalmente despreocupado com estéticas vigentes ou o mais-mais dos top lists.
Harpa, trompete, samplers, piano, o bardo mistura tudo e manda como se tudo fosse um só, um mecanismo para espalhar o amor. Sua música pulsa e pulsante nos remete à um lugar que podemos chamar de sentimentolândia ou quem sabe este lugar se chama Kortedala, cidade natal deste cantor muito peculiar.
Exótico? Exótico é por conta dos nossos ouvidos tão acostumados a não dar bola a nada que não venha da Inglaterra e ou dos Estados Unidos, Tão acostumados a outrora invasão sueca com seus ABBA, Ace of Base, Roxette e afins. Deixe-se levar por este rapaz, por esta voz, por cada acorde, por cada nota, cada frase, cada palavra. Deixe a noite cair e te envolver com seus amores dúbios. É isto!!!Ouça este disco acompanhado ou mesmo só no entardecer de sua cidade,em qualquer cidade. Deixe-se a noite cair enquanto Jens canta mais uma das suas canções . . .
Para quem gosta de:
- Motown circa 60
- amores não correspondidos
- El Perro Del Mar
- Secretly Canadian
- e de dia quase noite
Ludi um

Nenhum comentário: