terça-feira, 11 de novembro de 2008

PALAVRÓRIO!!! - QUE RAP É ESSE???


QUE RAP É ESSE???
Quando comecei a curtir RAP,para ser mais exato em 1989 um ano depois de serem lançados, caiu em minhas mãos dois disco que mudaram minha vida e o meu modo de pensar sobre a mesma:"It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back" do PUBLIC ENEMY (http://www.publicenemy.com/) e HIPHOP - CULTURA DE RUA( ouça em: http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=6564).As músicas falavam pela primeira vez do meu povo,para o meu povo,falavam da situação que eu e meus amigos e vizinhos viviam.E os caras tinham a cor da minha pele.Falavam para não acreditar no hype,falavam em e com atitude,negritude,colocavam o dedo na ferida.Tempos depois começou a surgir um rap mais preocupado em dar tiro e fumar bagulho.

Fiz este pequeno prólogo para chegar até anos 00, onde todo mundo quer ser famoso,ter seus míseros 15 minutos de fama e na tal BATALHA DE MC'S.O que era pra ser um movimento de consciência,de questionamento,da afirmação,de cultura virou uma brincadeira triste e de muito mau-gosto,onde a poesia passa a quilômetros de distância,não que eu queira poesia parnasiana,mas um pouco de sagacidade no construir a rima seria ótimo.O que era contestação virou briguinha verbal.E das piores.Os temas são os mais pueris possíveis:Desenhos japoneses,praias da moda,marofa,orgão genital feminino,veja bem não sou pudico e muito menos puritano.;mais em pleno século da informação neguzinho ainda faz rimas deste naipes,pelamordedeus...É gastar muita energia e tempo com bobagem,tô fora!!!Não sou intelectual e nem pretendo ser,mas façam-me um favor antes de qualquer batalha preencha seu ser com uma boa leitura,um bom disco,um bom livro,uma boa peça,vá uma exposição,se impregne de cultura e informação pois sem isso os mesmos caras de sempre estarão no comando e suas palavras no deserto.SORRIA SEU FILME ESTÁ SENDO QUEIMADO!!!É FANTÁSTICO!!!

Tenho uma pá de amigos rappers que tentam com seu ritmo e sua poesia trasformar a sua situação e a de quem está em volta melhor,que discutem as questões vigentes com força,inteligência e garra.Não,não quero ser chato,xiita,só quero dizer que "Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas, e outros sem." Escolha a sua prisão!!!Como batalho todo dia pra construir um mundo melhor,por favor me mantenha fora deste quadrado.Cultura pra mim é sagrado,RAP pra mim é cultura,BATALHA DE MC'S é a visão capitalista que o homem só vence sobrepujando o outro...MÚSICA NÃO É E NUNCA FOI COMPETIÇÃO,como falou Miguel de Cervantes:"Onde há música não pode haver maldade."Então te pergunto QUE RAP É ESSE???

Um comentário:

Elisa Motta disse...

É duro de aturar!! Que juventude é essa? Ainda bem que existem excessões pra salvar!!
Sou da geração Xuxa e agradeço muito minha santa Mãe de ter me proibido de assistí-la!! Me salvei dessa!!
O pior é saber que existe a geração da novela "malhação"!! O que esperar?
????????????????????